Santa Luzia-PB, em 26 de julho de 2025
Hoje, recebi com muita alegria e um profundo senso de responsabilidade a confirmação da minha aprovação como Sócio Colaborador do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL). Trata-se de uma conquista honrosa e cheia de significados para mim que sempre tive um forte vínculo com a história, a memória e as raízes da nossa Santa Luzia, do Vale do Sabugi e de toda a nossa região.
Infelizmente, por motivos de saúde, acometido por uma virose, não pude comparecer presencialmente à reunião onde minha aprovação foi deliberada. Agradeço, no entanto, por ter sido comunicado oficialmente da decisão e espero, em momento oportuno, participar de uma reunião futura, seja presencialmente ou de forma virtual.
Quero expressar aqui meu agradecimento ao presidente do Instituto, José Hamurabi Nóbrega Medeiros, ao vice-presidente José Dantas Neto, a toda a diretoria e a todos os sócios e componentes do IHGSL. Recebo essa aprovação como um gesto de confiança e, ao mesmo tempo, como um chamado à responsabilidade de contribuir, dentro das minhas possibilidades, com o Instituto e com a valorização da história da nossa terra.
Minha motivação para integrar o Instituto vem de um sentimento profundo de pertencimento e curiosidade pelas minhas origens. Sempre fui apaixonado por história, genealogia e ancestralidade. Gosto de entender de onde vim, quem foram os que me antecederam, e como suas trajetórias ajudaram a moldar a cidade onde vivo. Acredito que conhecer as raízes da nossa comunidade é também uma forma de fortalecer o presente e projetar um futuro mais consciente.
No formulário que enviei ao Instituto, me comprometi a colaborar com as ações do IHGSL em áreas como a história e memória, tanto de nossa cidade, e porque não dizer, do Vale do Sabugi, a preservação do patrimônio histórico e cultural, publicações de matérias e artigos, projetos, a divulgação em mídias sociais, genealogia, entre outras frentes nas quais poderei contribuir como jornalista e pesquisador.
Para mim, história é vida em movimento. Fazer parte desse esforço coletivo de preservação e valorização da nossa memória é também uma forma de retribuir a Santa Luzia tudo aquilo que ela representa na minha trajetória pessoal e profissional.
Henrique Melo - Rede Sertão PB
Jornalista e Sócio Colaborador do IHGSL
0 Comentários